1Foi utilizada a mesma denominação existente no conteúdo original, Postgres ao invés de PostgreSQL.

pgAgent é um agendador de tarefas do PostgreSQL, com capacidade para rodar em várias etapas batch/shell e tarefas SQL em agendamentos complexos. Desde o pgAdmim 1.9 em diante, o pgAgent é distribuído independentemente do pgAdmin.
Stack Builder é um ferramenta que disponibiliza uma interface gráfica que simplifica o processo downloading e instalação de módulos complementares para o PostgreSQL. Ao instalar o módulo com o Stack Builder, as dependências são resolvidas automaticamente pelo utilitário. No final da instalação do PostgreSQL o Stack Builder é executado automaticamente, além disso poderá ser invoca a qualquer momento após a instalação do banco de dados.

Ferramentas de Linha de Comando (Command Line Tools)
Essa opção instala ferramentas de linha de comando e bibliotecas de cliente como libpg, ecpg, pg_basebackup, pg_dump, pg_restore, pgbench. As ferramentas ferramentas de linha de comando são requeridas quando intalado o Servidor de Banco de Dados PostgreSQL ou o pgAdmin 4.libpg é uma interface do programador de aplicativos em C para o PostgreSQL com um conjunto biblioteca de funções que permite programas clientes enviem instruções para o servidor PostgreSQL que retornar o resultado dessas consultas.
pg_dump é um aplicação cliente regular do PostgreSQL, que gera um arquivo com instruções SQL que, quando retornado para o servidor, irá recriar uma base de dados no mesmo estado em que estava no momento que o dump foi realizado.
ecpg é um preprocessador SQL para programas em C, que converte esses programas com instruções SQL embutida para código C normal, substituindo o chamadas em SQL com chamadas especiais de função. Os arquivos de saída então podem ser processados com qualquer compilador em C toolchain1.
1Uma toolchain é um conjunto de ferramentas que são usados em cadeia (chain) com o propósito de compilar e rodar códigos escritos em uma liguagem específica.
pgbench é um programa que executa um teste de benchmark no PostgreSQL, sempre com a mesma sequência de comandos repetidamente nas sessões concorrentes, calculando a taxa média de transações (transações por segundo). Por padrão, pgbench testa um cenário baseado vagamente em TPC-B (Transaction Processing Performance Council (TPC) benchmarks).
A execução do dbbench mostrará um resultado similar a este:
transaction type:
scaling factor: 10
query mode: simple
number of clients: 10
number of threads: 1
number of transactions per client: 1000
number of transactions actually processed: 10000/10000
tps = 85.184871 (including connections establishing)
tps = 85.296346 (excluding connections establishing)
pg_restore é um utilitário usado para restaurar base de dados PostgreSQL criadas pelo pg_dump em um dos formatos nom-plain-text (formatos que não são de textos simples), executando comandos necessários para reconstrução da base de dados ao estado dela no momento da realização do backup com o pg_dump. O pg_restore também permite uma restauração seletiva ou mesmo reordenação dos items anteriores para iniciação da restauração. Os arquivos são desenhados para serem portáveis entre plataformas de arquiteturas diferentes.
pg_basebackup é utilizado para realizar backup base de um banco cluster no PostgreSQL. Poderá ser usado em dois modos: de recuperação em um ponto no tempo (point-in-time recovery) ou de ponto de início para um log shipping ou um trasmissão de replicação (streaming replication) para um servidor em modo de espera (stand by). Log shipping é utilizado para criar um cluster de alta disponibilidade (high availability - HA - cluster) com um ou mais servidores em modo de espera (standby) que estarão prontos para assumirem o controle caso o servidor primário falhe, conhecidos como warm standby ou log shipping
Bibliografia
PostgreSQL.org
TPC.org
Sem comentários:
Enviar um comentário